Layout do blog

Além dos destinos turísticos tradicionais: "A beleza do turismo comunitário"

Lafaiette Silva - Ascom Cesol-SSF • mai. 08, 2024

A Queijaria da Nia é o destino certo quando se pensa em turismo comunitário!

O turismo comunitário é uma forma de turismo que envolve a participação das comunidades locais no desenvolvimento e na condução das atividades turísticas em suas áreas. Os membros das localidades são os responsáveis por compartilhar sua cultura, tradições e estilo de vida com os visitantes de forma autêntica e sustentável.

A Queijaria da Nia é um exemplo do turismo comunitário, que tem ganhado cada vez mais força no país. O empreendimento, que tem o assessoramento do Cesol-SSF, se tornou um roteiro turístico no ano de 2019, a rota que inclui passeio por vinícolas e dunas no território Sertão do São Francisco, tem parada garantida na Queijaria, localizada no município de Casa Nova.

Os famosos queijos de leite de cabra com carne seca, o de orégano, o banhado ao vinho e o tradicional, conquistam todos os turistas que visitam a propriedade. Além da degustação dos queijos, os visitantes conhecem as instalações da Queijaria, e conversam com Nia e seu esposo, Aldeir, para saber mais da história do negócio que tem alcançado voos inimagináveis. Como exemplo, a reportagem no Globo Rural, programa da Rede Globo, a visibilidade dada à Queijaria da Nia alcançou novas pessoas e se transformou em inúmeras encomendas dos queijos. 

Antes mesmo da reportagem na TV, a Queijaria já recebia diversos visitantes, de grupos pequenos até turmas escolares. Inclusive, turistas de outros países, como, Argentina, Chile, Venezuela e Senegal, que puderam vivenciar uma experiência enriquecedora, além de interagir com a comunidade local, aprender sobre suas tradições e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região visitada.

“As visitas contribuem porque é uma forma de renda a mais pra família, e a gente consegue vender mais produtos e mostrar o nosso trabalho. Então, o turismo aqui na minha propriedade só agrega valores, pra que chegue mais longe, pra mim o turismo foi uma porta”, destacou Nia. 

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Comunicação Adesba 15 mai., 2024
.
Por Comunicação Cesol - SSF 29 abr., 2024
Cesol recebe discentes do PPGDAT
Por Sheila Feitosa - Ascom Cesol-SSF 29 abr., 2024
A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco 
Mostrar mais
Share by: