A Queijaria da Nia é o destino certo quando se pensa em turismo comunitário!

O turismo comunitário é uma forma de turismo que envolve a participação das comunidades locais no desenvolvimento e na condução das atividades turísticas em suas áreas. Os membros das localidades são os responsáveis por compartilhar sua cultura, tradições e estilo de vida com os visitantes de forma autêntica e sustentável.

A Queijaria da Nia é um exemplo do turismo comunitário, que tem ganhado cada vez mais força no país. O empreendimento, que tem o assessoramento do Cesol-SSF, se tornou um roteiro turístico no ano de 2019, a rota que inclui passeio por vinícolas e dunas no território Sertão do São Francisco, tem parada garantida na Queijaria, localizada no município de Casa Nova.

Os famosos queijos de leite de cabra com carne seca, o de orégano, o banhado ao vinho e o tradicional, conquistam todos os turistas que visitam a propriedade. Além da degustação dos queijos, os visitantes conhecem as instalações da Queijaria, e conversam com Nia e seu esposo, Aldeir, para saber mais da história do negócio que tem alcançado voos inimagináveis. Como exemplo, a reportagem no Globo Rural, programa da Rede Globo, a visibilidade dada à Queijaria da Nia alcançou novas pessoas e se transformou em inúmeras encomendas dos queijos. 

Antes mesmo da reportagem na TV, a Queijaria já recebia diversos visitantes, de grupos pequenos até turmas escolares. Inclusive, turistas de outros países, como, Argentina, Chile, Venezuela e Senegal, que puderam vivenciar uma experiência enriquecedora, além de interagir com a comunidade local, aprender sobre suas tradições e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região visitada.

“As visitas contribuem porque é uma forma de renda a mais pra família, e a gente consegue vender mais produtos e mostrar o nosso trabalho. Então, o turismo aqui na minha propriedade só agrega valores, pra que chegue mais longe, pra mim o turismo foi uma porta”, destacou Nia. 

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais