A ação integra a meta do Cesol-SSF evento de consumo responsável

Aproveitamento integral dos alimentos, desperdício foram temas debatidos no evento de consumo responsável, Banco de Alimentos e Alimentação Sustentável, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (20), na sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz). O encontro foi realizado pela chefe de cozinha alternativa Poliana Santana, que apresentou alternativas sustentáveis de reaproveitamento que também podem ser usadas como fonte de renda para os profissionais da reciclagem.
A formação também possibilitou a discussão de alternativas para o reaproveitamento de alimentos, através da construção de um banco pelos cooperados da Cooperfitz. Um dos temas que mais gerou debate entre os participantes foi a destinação das sobras dos alimentos, que maior parte das vezes vão para o lixo.
De acordo com o presidente da Cooperfitz, José Ivo dos Santos, o espaço foi importante para visualizar alternativas para o despertar da consciência em relação ao desperdício. “Foi importante pra gente entender a respeito da importância do consumo de alimentos, a consciência do desperdício, do que vai para o lixo, o reaproveitamento desses alimentos para a sobrevivência, como reaproveitar as sobras, então foi muito importante para a cooperativa, este momento”, destacou.
A proposta é que a ação seja realizada com os cooperados de maneira continuada, para melhor entendimento a respeito do tema. A previsão é que o próximo encontro aconteça até o mês de dezembro de 2022.