This is a subtitle for your new post
Na manhã da última sexta-feira (09), a equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) participou do evento Ali Rural- Primeiro Encontro Coletivo Regional de Juazeiro-BA, que aconteceu no auditório do DIM, no perímetro irrigado de Maniçoba. A coordenação do Cesol-SSF realizou no evento a palestra com o tema “Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento: uma alternativa inovadora”, ação que integra a meta do Centro Público Evento Formativo em Economia Solidária.
O evento contou com a presença de produtores rurais locais, professores universitários, alunos, agrônomos e demais profissionais da área. Durante a conversa, a equipe do Cesol-SSF apresentou o projeto do Centro Público e expôs produtos que passaram pela assistência técnica da equipe. O perímetro irrigado do Maniçoba é um local rico em cultivo frutífero, com destaque para a manga.
As agentes do Sebrae-BA, organizador do evento, alegaram que existe um grande desperdício de frutas nos plantios irrigados e destacaram a importância do beneficiamento destas culturas. “esse encontro tem como propósito conectar os produtores locais com outras experiências de trabalho para a destinação de frutas de boa qualidade que não são comercializadas por pequenos detalhes”, destacou a agente local de inovação do Sebrae-BA, Tamina Guedes.
A equipe do Centro Público apresentou alternativas que são desenvolvidas pelos empreendimentos do território, a exemplo da geleiada de manga com cachaça, a manga desidratada, e outros produtos que são comercializados na loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão.
O primeiro Encontro Coletivo Regional de Juazeiro foi realizado pelo Sebrae-BA, e do projeto Ali Rural, através do apoio do Cesol-SSF, da Moscamed, do DIM, do Senar e da Uneb.