O encontro foi viabilizado pelo Cesol-SSF e faz parte do evento formativo em Economia Solidária


Com o propósito de conhecer o trabalho realizado pelos empreendimentos do Sertão do São Francisco, estudantes do curso de técnico em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernanbucano, (IF Sertão-PE), visitaram, na última quarta-feira (20), às 14h, à Casa de Queijos da Nia, que fica localizada na fazenda Terra Seca, zona rural de Casa Nova. A vivência foi viabilizada pela equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF).


Cerca de 30 estudantes participaram da visita e foram recepcionados por Regiane Reis, conhecida como Nia, responsável pelo empreendimento. Durante o encontro, os estudantes conheceram toda a produção do quintal produtivo, acompanhados pela equipe técnica do Centro Público.


 

 


O primeiro espaço visitado foi o galinheiro, logo após a pocilga, e o espaço onde é tirado o leite de cabrae os cuidados com o manuseio. Em seguida, organizados em pequenos grupos, os estudantes conheceram o laticínio e para finalizar, degustaram os saborosos queijos, bolos e munguzás preparados com leite de cabra.   

A Casa de Queijos da Nia trabalha com a produção de queijos de leite de cabra maturados no vinho, com carne seca, com orégano, o tradicional e o requeijão cremosos. A estudante Letícia Aparecida dos Santos é natural de Petrolina-PE e explicou que nunca tinha visitado um laticínio. Entre os queijos que Letícia degustou, deu destaque ao sabor do queijo com carne seca.


 “É uma área nova para a gente, algumas atividades já conheciam, porém o sistema implantado é uma novidade e tem um custo-benefício muito bom, possibilitando que a gente possa tentar implantar nas comunidades rurais. Amei o queijo de carne seca. Todos são muito saborosos” destacou a estudante.




O professor Marcelo Iram é responsável pela disciplina de Tecnologia de Leite e Derivados e destacou a importância da vivência para os estudantes. “Está sendo muito importante esse momento porque, muitas vezes, na sala de aula, falamos na teoria, mostramos um vídeo, mas nada se compara com a vivência na comunidade, acompanhando o processo desde a ordenha do leite de cabra ao processamento para a produção do queijo, então é fundamental esse aprendizado para o aluno”, afirmou o professor.


A visita dos estudantes à Casa de Queijos da Nia faz parte da meta Evento formativo em Economia Solidária do Cesol-SSF e acontece trimestralmente.

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais