O evento será marcado com um desfile cultural organizado pelo Centro Público, com peças do artista plástico Gildemar Sena

 


A feira de Artesanato da Bahia movimentará a cidade de Juazeiro, mais conhecida como a terra da Bossa Nova, durante os dias 24 e 25 de setembro, no Espaço Cultural da Casa do Artesão, das 14h às 21h. O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) é um dos apoiadores do evento que tem como propósito, promover a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos do território, aquecendo o turismo e valorizando a cultura local.

 

Fruto da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural, a Feira de Artesanato da Bahia, contará nesta edição em Juazeiro, com um desfile cultural, com as peças do artista plástico Gildemar Sena e atrações musicais.

 

Responsável pelo grupo familiar Toque de Zabumba, empreendimento atendido pelo Cesol-SSF, o juazeirense Gildemar Sena Oliveria ou Sr. Gil, como é popularmente conhecido em Uauá-BA, cidade onde reside, produz à mão desenhos temáticos do Sertão, que retratam as vivências, a cultura e a tradição regional em camisas de malha e tecido, vestidos, shorts, calças, macaquitos, bolsas e desenhos em papel canson.

 

“Depois de dois anos de pandemia e com a ausência de eventos presenciais, retornar agora com a Feira de Artesanato é muito importante e dará um gás para as nossas produções e para a comercialização dos produtos”, informou Gildemar Sena.

 

Além do desfile temático, o público juazeirense terá a oportunidade de conhecer a produção e toda a criatividade de artesãs e artesãos, as técnicas de trabalho utilizadas e os traços culturais de cada produção. “A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros prejuízos para a população e os artesãos foram um dos maiores prejudicados. Essa feira, promovida pelo Governo do Estado, vem como uma oportunidade de visibilizar e oportunizar a comercialização, além de apresentar para o público a riqueza do artesanato regional”, destacou a coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro.   

 

A Feira Artesanato da Bahia em Juazeiro conta com a parceria de Sebrae Bahia, Faeb/Senar, Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco e Casa do Artesão, além do apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

 

SERVIÇO

 

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA – JUAZEIRO

Data: 24 e 25 de setembro (Sexta e Sábado)

Local: Espaço Cultural Casa do Artesão

Horário: Das 14h às 21h

Evento Gratuito

 

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais