O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) participou na manhã desta quarta-feira (18), da inauguração do laticínio Sabor do Sertão, que aconteceu na comunidade de Poço de Fora, em Curaçá-BA. 

O evento realizado pela Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (COOPOF), contou com a presença de um público limitado, formado por instituições do Estado, cooperativas locais e autoridades das cidades de Juazeiro e Curaçá, como medida de segurança contra a propagação do coronavírus. 
O laticínio é destinado a produção de derivados do leite de cabra e tem como objetivo fomentar a economia local, além de valorizar a cadeia produtiva da caprinocultura da região. O projeto foi apoiado e desenvolvido pela Mineração Caraíba. 

A COOPOF é formada por 20 cooperados que atuam com a produção de queijo coalho, iogurtes, creme de queijo e queijos finos. Durante a cerimônia, também foi celebrado a conquista do Selo de Inspeção Estadual para o queijo coalho. Com isso, o produto poderá ser comercializado em todo o estado da Bahia. 

“Este é um momento ímpar para todos nós, porque infelizmente, os produtores ainda são muito esquecidos aqui na região e hoje, tudo isso mudou. A partir de agora, também estaremos comercializando os nossos produtos em todo Estado e isto é uma grande conquista”, explicou a presidente da COOPOF, Eugênia Ribeiro Felix. 

CESOL-SSF - O presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), Romário Meira e a Coordenadora do CESOL-SSF, Aline Craveiro estiveram presentes no evento solene. 

“Estamos juntos com a cooperativa desde quando ainda era associação, e agora, com essa nova empreitada, manteremos tanto a assistência técnica como também o apoio à comercialização”, destacou o presidente da Adesba, Romário Meira. 

De acordo com a presidente da COOPOF, “O Cesol tem sido o braço direito da cooperativa, no apoio à comercialização dos produtos, na orientação para melhoria da produção e na criação dos rótulos” afirmou Eugênia Felix.  

A coordenadora do Cesol destacou. “Queria parabenizar a turma da cooperativa, que vem trabalhando pela conquista da certificação. O Cesol está sempre de portas abertas para executar a nossa assessoria da melhor forma possível. Agora é trabalhar para inserir o produto no mercado”, pontuou Craveiro.

APOIOS: A cerimônia de inauguração do Laticínio Sabor do Sertão também contou com a presença de representantes da Mineração Caraíba, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da prefeitura de Curaçá, dos laticínios Bom Sabor e Santa Eliza de Itiúba, do Grupo de Produtores de Pinhões e da Cooperativa Mãos do Campo. 
 
Texto e fotos: Ascom CESOL-SSF


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais