A ação integra a meta do Cesol-SSF evento formativo em Economia Solidária


Estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) participaram, nesta terça-feira (25), de evento formativo realizado pela equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF). O encontro aconteceu na sede do IF Sertão Pernambucano, em Petrolina e integra a meta do Cesol-SSF Evento Formativo em Economia Solidária.


Durante a formação foi apresentada aos discentes a metodologia de trabalho desenvolvida pela equipe do Cesol-SSF, na assistência técnica prestada aos empreendimentos do território. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer os produtos que passaram pela adequação da equipe técnica, expostos durante a apresentação.



A conversa com os estudantes foi mediada pela coordenadora do Cesol Sertão do São Francisco, Aline Craveiro, e contou com a presença do coordenador de Articulação Territorial, Valter Santana e das agentes socioprodutivas Elenízia Perpétua, técnica em alimentos, e Sheila Feitosa. Os discentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em relação ao trabalho desempenhado pela técnica em alimentos do Centro Público..

A estudante e empreendedora Daiane Martins está cursando o segundo período do curso de Tecnologia em Alimentos no IF Sertão Pernambucano. Ela mora na comunidade de Mandacaru I, em Juazeiro e explicou que a família dela é responsável por uma panificadora que, no momento, está com as atividades paradas. De acordo com a estudante, a formação foi importante para repensar a retomada das atividades com panificação.


“Esse momento foi importante pois, para a gente se engajar no mercado, não temos esse viés financeiro e a falta de informação não nos permite se engajar de forma adequada. Então hoje, consegui ter uma visão tanto de controle de qualidade, quanto do alvo principal e do objetivo final, o que o mercado espera e o que ele pede”, destacou a estudante.


A formação contou com a presença de três turmas de tecnologia em alimentos. Para a professora do IF Sertão Pernambucano Luciana Cavalcanti, a formação apresentou para os estudantes uma nova perspectiva de trabalho.


 “O Cesol trás a sua experiência na área de tecnologia em alimentos para a economia solidária, porque trabalhamos a partir da visão de indústrias, de consultoria e não tem em nenhuma disciplina que tratasse dessa parte de Economia Solidária e é uma possibilidade para os estudantes, pois atendemos toda a região, são vários municípios. Então, o retorno dele para casa pode, de repente, garantir o emprego deles e ainda contribuir para a economia local”, explicou a professora universitária. 


A ação integra a meta Evento Formativo em Economia Solidária e tem como propósito debater sobre a economia solidária e a forma como o trabalho desenvolvido pelos Centros Públicos, em toda a Bahia, tem transformado a vida das pessoas no incremento de renda. 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais