Ação integra a meta do Centro Público Evento de Consumo Responsável e contou com a presença de estudantes da disciplina de Agroecologia


O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco recebeu na última segunda-feira (17), a turma de estudantes do curso de Engenharia Agronômica, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A ação faz parte da meta do Cesol-SSF Consumo Responsável, que tem como proposta conscientizar a população a respeito da importância do consumo de produtos da Economia Solidária.


Os estudantes que estão pagando a disciplina de Agroecologia conheceram a loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão e tiveram a oportunidade de entender como funciona o trabalho desenvolvido pela equipe técnica Centro Público na melhoria de produtos, nas dez cidades do território Sertão do São Francisco.

 A apresentação foi realizada pela coordenadora geral do projeto, Aline craveiro e pelo presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), Romário Meira e contou com a participação do coordenador geral do Centro Público de Economia Solidária Piemonte da Diamantina e Municípios, Nilo Ramos.


“É muito importante que estudantes universitários tenham a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Cesol, a transformação que tem causado na vida dessas famílias, e de consumir alimentos carregados de histórias e tradições. Ao comprar esses produtos, os alunos estarão contribuindo para o aumento da renda dessas famílias, além de ser uma outra realidade de trabalho e de aprendizado para esses para eles”, destacou Craveiro. 


De acordo com o professor da disciplina de Agroecologia, Rubens Carvalho, a visita foi muito positiva para os estudantes que tiveram a oportunidade de construir um outro olhar voltado para a geração de renda para famílias rurais e urbanas.


“O objetivo da visita foi conhecer esse espaço multifuncional, público, que faz esse trabalho de oportunidade de geração de renda. Os estudantes comentaram sobre a importância do Cesol-SSF que é um instrumento de combate à exclusão social e redução da pobreza, porque permite a incrementação de renda para muitos trabalhadores. A economia solidária traz esse desenvolvimento e estrutura uma nova maneira de empreender”, destacou o professor universitário.


O estudante de Engenharia Agronômica Shirlan Feitosa já conhecia a loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão e sempre que possível, busca comprar os produtos. De acordo com o estudante foi um momento enriquecedor por possibilitar conhecer uma nova alternativa de trabalho que difere das perspectivas desenvolvidas pelas grandes agroindústrias.


“Foi um espaço que proporcionou a compreensão para além das agroindústrias que estamos acostumados a ver nas disciplinas, compreendendo que existe também uma potencialidade de produtores que vem da agricultura familiar do qual, o trabalho desenvolvido pelo Cesol tem o objetivo de dar visibilidade, potencializar e empoderar essas pessoas para que elas criem novas oportunidades de renda”, enfatizou o estudante.


A visita realizada pelos estudantes a sede do Centro Público integra a meta “Consumo Responsável”, realizada trimestralmente pelo projeto. A loja Empório Meu sertão fica localizada na Rua Canafístula nº 148, bairro Centenário em Juazeiro.

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 31 de março de 2025
Iniciativa faz parte de evento de apoio ao estímulo e consumo responsável
Por ADESBA 24 de janeiro de 2025
ADESBA RECEBE VISITA DAS SECRETÁRIAS ESTADUAL E MUNICIPAL EM AÇÃO DE APOIO AO SELO LILÁS  Associação é a única organização com certificação no município de Juazeiro-BA
Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Mostrar mais