This is a subtitle for your new post

O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco recebeu nesta quinta-feira (28) a visita de estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Os alunos conheceram as atividades realizadas pelo Cesol-SSF e tiraram dúvidas em relação ao trabalho desempenhado pelo tecnólogo em alimentos no projeto.



O encontro integra a meta do Centro Público “evento formativo em economia solidária”, que tem como propósito debater sobre uma nova economia que tem mudado a vida de muitas famílias no sertão, e de que forma o Cesol tem apoiado esses grupos através do trabalho de assistência técnica para a comercialização.

O evento formativo debateu com os estudantes a diferença entre economia solidária e agricultura familiar e as principais ações realizadas pelo Cesol-SSF no território, com os 128 empreendimentos solidários. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer os produtos da loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão.

 

A conversa com os estudantes foi mediada pela coordenadora do Cesol Sertão do São Francisco Aline Craveiro. De acordo com Craveiro, “o encontro promoveu um intercâmbio positivo tanto para os alunos, quanto para a equipe técnica do Centro Público, além de possibilitar para eles, observar uma nova alternativa de trabalho na economia solidária” afirmou Craveiro.

 

Para a estudante de Tecnologia em Alimentos Cristina Eugênia Pereira, a visita possibilitou conhecer uma outra realidade de trabalho para os futuros tecnólogos, que geralmente se preparam para um mercado de trabalho voltado para grandes indústrias. “É um projeto muito interessante que tem atendidos empreendimentos daqui da região e também pode proporcionar para nós, através das análises que fizemos dos produtos conhecimento, tanto da qualidade dos produtos que são produzidos pelas famílias e também conhecer um pouco do projeto e perceber a importância do alcance que ele tem dado”, destacou a estudante.

 

CESOL SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: O CESOL-SSF, projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), através da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), realiza assistência técnica para 128 empreendimentos de Economia Solidária e da Agricultura Familiar, em 10 cidades do território Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

 

Esses empreendimentos recebem assistência técnica da equipe do CESOL, a partir do processo de qualificação dos produtos, análise das embalagens, rotulagens, marketing e publicidade digital e, principalmente, no apoio à comercialização, por meio da inclusão nos mercados convencionais, feiras e eventos realizados no território.


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais