O evento é uma realização da SETRE, do Instituto Casa da Cidadania, do CESOL-SSF, em parceria com a prefeitura Municipal de Sobradinho



A 13ª edição da Feira de Economia Solidária movimentou a terra da barragem, Sobradinho-BA, no último fim de semana (10 e 11 de dezembro), e foi sucesso de comercialização. O evento aconteceu no estacionamento da biblioteca, na Praça dos Trabalhadores, e contou com 16 expositores com diversos produtos como artesanatos, doces caseiros, mel, xaropes, produtos de limpeza e alimentícios de empreendedores e empreendedoras da cidade e povoados circunvizinhos.


Quem passou pelo local, além de prestigiar os produtos, também foi presenteado com atrações musicais e culturais da cidade. Leidiane Gomes é responsável pelo empreendimento familiar Doces da Leide, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF). Eles produzem cocada de colher, doce de leite e de leite com goiabada, mamão com coco e doce de goiaba.


De acordo com a empreendedora, as vendas dos produtos surpreenderam e o doce campeão de vendas foi o de mamão com coco, um produto artesanal cheio de histórias de família. “Para o nosso empreendimento, a feira foi um marco histórico. A comercialização nos surpreendeu, pois de início, achamos que seria apenas para exposição e divulgação, mas foi muito boa, os produtos foram bem aceitos pelas pessoas”, afirmou a empreendedora Leidiane Gomes.


O apicultor Martinho Pereira Lacerda expôs seus produtos na feira. O apicultor vendia o mel em garrafas pet na feira de Sobradinho. Com as orientações dadas pela equipe do Cesol Sertão do São Francisco, Martinho adequou o produto para embalagens menores, bisnagas de 250 ML, com rótulo contendo as informações essenciais para a comercialização do produto.


 “A feira foi muito boa para nós. Vendemos bastante e com as orientações do pessoal do Cesol, o produto ficou mais bonito e os clientes gostaram muito”, afirmou o apicultor. 



PARCERIAS: A Feira de Economia Solidária em Sobradinho integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobradinho.  Estão previstas para acontecer em todo Estado 100 edições até 2022.


O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Sobradinho, Patrick de Lima Carvalho, elogiou o sucesso da feira de Economia Solidária e destacou a necessidade de realizar o evento duas vezes por ano.



“Temos consciência da importância da feira de Economia Solidária aqui em Sobradinho, pois maior parte dos produtores ainda não tinham essa noção de que divulgar e expor seus produtos é importante. Eu mesmo, enquanto secretário, aprendi muito com a feira, coisas que eu não sabia que era produzido em nosso município, e a partir dela, a gente entende a importância de maximinizar a realização do evento”, finalizou o secretário.

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais