O evento contou com a presença de empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF



No último fim de semana (05 a 07), empreendimentos de Curaçá e cidades circunvizinha participaram da Feira da Economia Solidária. O evento aconteceu dentro da programação a Expoapoc, exposição de caprinos e ovinos que que acontece na comunidade há três anos, com a comercialização e premiação de animais. A feira também contou com a presença de empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF).

 

O evento contou com cerca de 20 expositores locais que atuam com a produção de artesanatos, doces, geleias, biscoitos, confecções e pinturas. Para os interessados, o evento contou com baias gratuitas para os animais e premiações para os vencedores. De acordo com a produtora de Curaçá, e uma das organizadoras do evento leiteiro, Eugênia Felix, “a exposição superou as expectativas de comercialização para os produtores da região, ultrapassando as vendas de 2019”, afirmou a produtora.


A professora Eliete Gomes trabalha com a venda de plantas na comunidade e esteve presente na Feira. De acordo com a professora, tudo começou com uma atividade na escola de replantio de mudas medicinais. Ao final do projeto, dona Eliete passou a cuidar das plantas doméstica, devido o interesse e procura dos produtos pelas pessoas do local e descobriu uma nova alternativa de renda.


“Está sendo uma boa experiencia. Além do caprino e do ovino, tem garantido para a gente interagir com outras pessoas daqui da comunidade que fazem arte, conhecer esses produtos e vender e é um dos eventos que mais gosto aqui em Poço de fora”, explicou a senhora Eliete.


O funcionário público Erick Abreu trabalha com artesanatos em madeira com o grupo Edpalet. O marceneiro explicou que as atividades são recentes e surgiu da necessidade de montar os móveis da casa, após o casamento. Ele explicou que nunca fez cursos de marcenaria, apenas acompanhava vídeos no youtube e hoje funciona como uma terapia, com grande potencial de comercialização. O empreendimento também marcou presença na Feira de Economia Solidária e na Expoapoc.

 

“Esse tipo de evento aqui ajuda bastante em localidades que não tem tanto acesso, então ajuda a difundir, a fixar nosso produto, nossa marca para toda a comunidade. É a terceira edição do evento e a nossa segunda vez aqui na feira e os produtos estão tendo uma boa aceitação”, explicou.


A Feira de Economia Solidária em Poço de Fora integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, apoiado pela Associação Poçoforense de ovinos /caprinocultores (APOC).


Cobertura fotográfica




 

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais