Layout do blog

Empreendimentos participam de Feira de Economia Solidária em Poço de Fora

Comunicação Cesol-SSF • ago. 08, 2022

O evento contou com a presença de empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF



No último fim de semana (05 a 07), empreendimentos de Curaçá e cidades circunvizinha participaram da Feira da Economia Solidária. O evento aconteceu dentro da programação a Expoapoc, exposição de caprinos e ovinos que que acontece na comunidade há três anos, com a comercialização e premiação de animais. A feira também contou com a presença de empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF).

 

O evento contou com cerca de 20 expositores locais que atuam com a produção de artesanatos, doces, geleias, biscoitos, confecções e pinturas. Para os interessados, o evento contou com baias gratuitas para os animais e premiações para os vencedores. De acordo com a produtora de Curaçá, e uma das organizadoras do evento leiteiro, Eugênia Felix, “a exposição superou as expectativas de comercialização para os produtores da região, ultrapassando as vendas de 2019”, afirmou a produtora.


A professora Eliete Gomes trabalha com a venda de plantas na comunidade e esteve presente na Feira. De acordo com a professora, tudo começou com uma atividade na escola de replantio de mudas medicinais. Ao final do projeto, dona Eliete passou a cuidar das plantas doméstica, devido o interesse e procura dos produtos pelas pessoas do local e descobriu uma nova alternativa de renda.


“Está sendo uma boa experiencia. Além do caprino e do ovino, tem garantido para a gente interagir com outras pessoas daqui da comunidade que fazem arte, conhecer esses produtos e vender e é um dos eventos que mais gosto aqui em Poço de fora”, explicou a senhora Eliete.


O funcionário público Erick Abreu trabalha com artesanatos em madeira com o grupo Edpalet. O marceneiro explicou que as atividades são recentes e surgiu da necessidade de montar os móveis da casa, após o casamento. Ele explicou que nunca fez cursos de marcenaria, apenas acompanhava vídeos no youtube e hoje funciona como uma terapia, com grande potencial de comercialização. O empreendimento também marcou presença na Feira de Economia Solidária e na Expoapoc.

 

“Esse tipo de evento aqui ajuda bastante em localidades que não tem tanto acesso, então ajuda a difundir, a fixar nosso produto, nossa marca para toda a comunidade. É a terceira edição do evento e a nossa segunda vez aqui na feira e os produtos estão tendo uma boa aceitação”, explicou.


A Feira de Economia Solidária em Poço de Fora integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, apoiado pela Associação Poçoforense de ovinos /caprinocultores (APOC).


Cobertura fotográfica




 

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Lafaiette Silva - Ascom Cesol-SSF 08 mai., 2024
A Queijaria da Nia é o destino certo quando se pensa em turismo comunitário!
Por Comunicação Cesol - SSF 29 abr., 2024
Cesol recebe discentes do PPGDAT
Por Sheila Feitosa - Ascom Cesol-SSF 29 abr., 2024
A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco 
Mostrar mais
Share by: