Feira da Economia Solidária movimentou o Sertão do São Francisco

A cidade de Juazeiro foi palco de mais uma edição da Feira da Economia Solidária. Nos dias 5 e 6 de abril, na Orla II da cidade, estiveram presentes 68 empreendimentos pertencentes ao território Sertão do São Francisco. O evento foi promovido pela ADESBA, entidade que gerencia o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), responsável pelo assessoramento dos empreendimentos. 


As feiras da Economia Solidária fazem parte do calendário de eventos promovidos pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), juntamente com o Governo da Bahia. A promoção dessas programações tem o objetivo de fortalecer a Economia Solidária. “É a razão do trabalho da Setre, que visa prestar assistência técnica, mas, também pensar mecanismos que facilitem a produção, e o escoamento dessa produção junto aos empreendimentos e ao mercado consumidor. Estabelecendo uma relação entre produtores e consumidores, priorizando a qualidade dos produtos”, destacou Efson Lima, Coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Socioprodutiva da Setre. 

Para a realização das feiras no Vale do São Francisco é necessário o apoio de alguns parceiros, e nessa edição da Feira, um dos colaboradores do evento foi o deputado estadual Zó do Sertão, que salientou: “A Feira da Economia Solidária tem o papel do desenvolvimento, da divulgação desses empreendimentos, da agregação deles dentro de um projeto único que desenvolve, implementa e faz crescer. É preciso acreditar na Economia Solidária porque ela tem uma força enorme, demonstrada nessa feira”. 

A programação foi dividida em dois dias. Na sexta, o evento contou com as apresentações culturais dos grupos: Os Kariris e Afoxé Filhos de Zazé, e o cantor e compositor, Raimundinho do Acordeon. Além disso, houve uma diversidade de produtos comercializados, desde vestuário até alimentação, que mostraram a riqueza e a variedade dos empreendimentos locais presentes.

No sábado pela manhã, os expositores, a equipe da ADESBA e do Cesol, participaram de um momento de integração. O passeio na barca Nina, pelas águas do Rio São Francisco, foi embalado pelo som de Radamés Leal e banda. 

“A ideia do passeio foi proporcionar aos expositores um momento de integração, com a equipe do Cesol, como também entre os empreendimentos. Boa parte deles se conheceram ali, muitos trocaram informações, contatos e parcerias entre os grupos, para produção. Esse passeio fez com que eles de fato se conectassem”, destacou Aline Craveiro, Coordenadora Geral do Centro Público de Economia Solidária - (Cesol-SSF).

O último dia de feira foi repleto de boas vendas, trocas de experiências enriquecedoras e alegria entre os participantes. As exibições de Joyce Guirra e do grupo Galeota das Artes deram o desfecho de um evento tão significativo, que proporcionou momentos de interação entre a comunidade, reuniu empreendedores locais e promoveu a economia solidária. “A comercialização foi positiva e superou as expectativas que nós tínhamos. Fizemos contatos importantes, como, a parceria com as universidades da região, para apresentar o grupo em novos espaços de diálogos”, destacou Cristiane Ribeiro, empreendedora do grupo Amafe – Dona Odete. 

Sobre o panorama da Feira o presidente da ADESBA, Romário Meira, ressaltou, “A Feira da Economia Solidária teve uma excelente participação de público durante os dois dias, que puderam conhecer e comprar os produtos dos empreendedores do território, gerando renda e incentivando o desenvolvimento local, superando nossas expectativas”. 

Após o sucesso de mais uma Feira, os expositores e o público, esperam por mais Feiras da Economia Solidária, “Nas conversas com os empreendedores, todos sempre perguntavam quando será a próxima feira. Daí, fica nossa responsabilidade de proporcionar novos eventos de estímulo a comercialização e geração de renda, por meio de feiras, festivais e exposições”, evidenciou Romário Meira, presidente da Adesba. 

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais