ADESBA RECEBE VISITA DAS SECRETÁRIAS ESTADUAL E MUNICIPAL EM AÇÃO DE APOIO AO SELO LILÁS



Associação é a única organização com certificação no município de Juazeiro-BA

Nesta sexta-feira (24), a ADESBA (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia), recebeu a Secretária Estadual de Política para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, e a secretária da Mulher e Juventude do município de Juazeiro, Érica Daiane, em ação de apoio à adesão do Selo Lilás. A certificação é um reconhecimento dado às empresas e instituições baianas que adotam em seu quadro de funcionários políticas de igualdade e de gênero, além de promover ações na defesa das mulheres contra a discriminação, assédio e violência sexual.



A ADESBA é a única organização do território Sertão do São Francisco certificada com o Selo Lilás. No ano de 2024, a associação foi uma das 83 instituições contempladas durante a primeira edição de certificação, ocorrida em Salvador (BA). Segundo Romário Meira, presidente da ADESBA, “a iniciativa é uma importante ferramenta para incentivar o compromisso e engajamento das empresas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição feminina”. 


Atualmente, a Associação conta com 42% do seu quadro funcional e diretivo composto por mulheres, que desempenham funções tanto na gestão e equipe técnica dos Centros Públicos de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF, Juazeiro, BA) e Piemonte da Diamantina (Senhor do Bonfim, BA), como na coordenação do projeto Qualifica Bahia e Manoel Querino, que promove formações de trabalhadores para o mercado profissional.



De acordo com a Secretária da Mulher e Juventude do município de Juazeiro, Érica Daiane, é preciso reafirmar uma parceria com o Governo do Estado e incentivar outras empresas juazeirenses a aderirem ao Selo Lilás. A Secretária Estadual de Política para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, afirmou que a visita “constitui um importante passo para continuar fomentando uma política de valorização da mulher nos municípios baianos”. A concessão do Selo Lilás ocorre no mês de março de cada ano e tem validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período, quando mantido o padrão requerido. 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais