A formação discutiu metodologias para a aquisição da Certificação Orgânica Participativa para os dois espaços

Discutir o passo a passo para aquisição da Certificação Orgânica Participativa foi o principal foco da capacitação realizada na tarde última sexta-feira (23), pela Associação Povos da Mata com representantes da Horta Comunitária Povo Unido e do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande (CETEGIB), de Juazeiro-BA. A formação realizada em parceria com o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), aconteceu no espaço de reuniões da horta urbana que fica no bairro João Paulo II, obedecendo os protocolos de segurança contra a propagação do novo coronavírus.  


A capacitação Aplicação da Metodologia da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa apresentou a metodologia aplicada pela Associação Povos da Mata, os cuidados nas áreas para a aquisição do selo e a documentação necessária para o processo. A ação consiste em uma alternativa de autocertificação realizada pelos próprios empreendimentos nos espaços de produção.

  

 “Nesse primeiro momento viemos apresentar a metodologia para os agricultores, o histórico da associação povos da mata, como funciona o processo de certificação. O próximo passo vamos preencher a documentação, fazer plano de manejo e fazer visitas nas propriedades, com as famílias, para avaliação”, explicou o facilitador da capacitação e tecnólogo em agroecologia, Enisson Rocha.


Katiuscia Maria da Silva, associada do Cetegib, participou da capacitação e destacou a importância da formação para as atividades do Centro de Terapias. “A importância da capacitação vem no sentido da valorização dos produtos do Cetegib, do incentivo à produção orgânica que tem um conjunto de normas e cuidados que precisam ser seguidos e que atestam a qualidade da produção”, pontuou Katiuscia.



O agricultor João Sales também esteve presente à formação e destacou. “A capacitação é importante por possibilitar um custo menor para a certificação de novos processos, além de garanti maior confiança para o cliente”, disse João Sales. 


Ao final da atividade formativa, a equipe técnica do Cesol-SSF, da Associação Povos da Mata e representantes do Cetegib visitaram o espaço do Centro de Terapias Naturais para a fins de avaliação da certificação orgânica.

 

A Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa consiste em uma articulação entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O grupo realiza a certificação participativa de produtos orgânicos por meio do aval do Ministério da Agricultura (MAPA), e é um dos Organismos Participativos da Avaliação de Conformidades (OPACs), autenticada para emitir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais