This is a subtitle for your new post

Na próxima sexta-feira (23), a Associação Povos da Mata realizará uma Capacitação em Certificação Orgânica Participativa com representantes da horta comunitária Povo Unido e do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande (CETEGIB) de Juazeiro-BA. O evento realizado em parceria com o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), acontecerá no espaço aberto da horta orgânica, que fica no bairro João Paulo II, a partir da 14h, obedecendo os protocolos de segurança contra a propagação do novo coronavírus. 


A Capacitação - Aplicação da Metodologia da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa será facilitada pelo técnico agrícola da Associação Enisson Rocha Santos. A formação tem como propósito orientar os agricultores e agricultoras da horta urbana e do Centro de Terapias sobre o processo de certificação participativa, o passo a passo para a aquisição do selo e a documentação necessária.


A horta urbana Povo Unido e o Cetegib são empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF, e de acordo com a coordenadora do projeto, Aline Craveiro, a parceria com a Associação Povos da Mata é muito positiva. “Além de agregar valor aos produtos, essa parceria vai facilitar com a certificação, a comercialização nos espaços já existentes e nos circuitos da Rede de Agroecologia Povos da Mata”, pontuou a coordenadora do Cesol-SSF.


A Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa consiste em uma articulação entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O grupo realiza a certificação participativa de produtos orgânicos por meio do aval do Ministério da Agricultura (MAPA), e é um dos Organismos Participativos da Avaliação de Conformidades (OPACs), autenticada para emitir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais