Nesta sexta-feira (22) é comemorado o dia dos apicultores e apicultoras. O Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), equipamento ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), atende 21 empreendimentos no território, ligados a criação de abelhas e a produção de mel. Um deles é a Associação dos Apicultores de Sento Sé (AAPSSE), onde atuam 21 associados/as.

Com o a entrada em vigor das medidas de segurança para o controle da propagação dos casos da COVID-19 em todo o país, a associação reduziu o ritmo da produção para a comercialização dos produtos, realizada de forma indireta em supermercados da cidade. Contudo, observou-se um aumento da procura por mel diretamente nas mãos dos apicultores e apicultoras. 

“A comercialização direta com o consumidor aumentou, por conta das gripes e viroses, embora seja ainda pouco, mas as pessoas tem pensado o consumo do mel como remédio”, explicou a apicultora Margarida Barbosa. 

Margarida é apicultora e sua vida foi marcada pela doçura do mel há cerca de 20 anos, bem antes do surgimento da associação, criada em 2002. O empreendimento ajudou a mudar a vida e a renda dela e de outros profissionais, que atuam com a criação de abelhas.

A produção do mel é sazonal e a comercialização acontece durante todo o ano. Segundo a apicultora, mesmo com a redução das atividades, algumas famílias chegaram a envazar cerca de 70 potes de mel por mês, entre os períodos de março a maio deste ano.

SUSTENTABILIDADE- A apicultura é uma atividade que contribui para o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente. As abelhas são responsáveis por aproximadamente 80% da polinização natural. Para Margarida, o trabalho com as abelhas tem uma importância significativa. “Além do cuidado e preservação com a natureza, aprendi a lidar com as abelhas, me apaixonei pela atividade, além de ser um complemento na renda”, explicou a apicultora.

COMERCIALIZAÇÃO: Em Juazeiro, localizado na região Norte da Bahia, o mel Balaio da Caatinga, da AAPSSE pode ser encontrado na loja Empório Meu Sertão, espaço de comercialização dos empreendimentos atendidos pelo CESOL-SSF, que fica localizado na rua Canafístola, nº 148, bairro Centenário.

 

 Ascom Cesolssf. 

 Fotos: Arquivo pessoal, tiradas antes da pandemia. 

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais