.

Com objetivo de fortalecer a cooperação, dois encontros já aconteceram no mês de setembro com a presença de técnicos do Cesol, professores e alunos do IF Baiano -Campus de Senhor do Bonfim. A parceria visa qualificar os produtos alimentares da economia solidária, o intuito é promover analisar a rotulagem de alimentos vendidos pelos empreendimentos atendidos Cesol Piemonte da Diamantina e Munícipios. 


O objetivo da cooperação é levantar as demandas para que possam ser analisadas, conforme normas e legislações vigentes relacionadas a produção e venda, ajudando empreendimentos da economia solidária a melhorar a qualidade de seus produtos, principalmente na área agroindustrial.


A tabela nutricional fica no verso de todo rótulo de alimento, é nela que se encontra as informações de composição e nutrientes dos alimentos. Com a tabela, é possível entender o que está ingerindo e saber como isso vai refletir na saúde do consumidor.


Além do alunado, os técnicos do Cesol formam recebidos pelo professor Paulo Leonardo Lima Ribeiro. Os alunos do curso técnico de alimentos serão responsáveis pelas análises dos rótulos. “Vai ser muito favorável também ao consumidor que vai conseguir ter acesso fácil e claro às informações completas do que estará consumindo”, enfatizou Nilo Ramos durante encontro.


A parceria possibilita também que os estudantes possam conhecer e se envolver em projetos que o Cesol executa junto aos empreendimentos produtivos de iniciativa coletiva. A cooperação ainda se estende para o centro público receber estagiários(as) prioritariamente oriundos do curso técnico em agroindústria.


O Cesol Piemonte da Diamantina e municípios está sediado em Senhor do Bonfim e desenvolve ações que beneficiam 128 empreendimentos distribuídos em 15 municípios.


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais