Layout do blog

CESOL SERTÃO DO SÃO FRANCISCO CONHECE INICIATIVAS PRODUTIVAS EM PILAR NA BAHIA

Comunicação Cesol SSF • jul. 26, 2019
Nessa quinta-feira, 25, a Coordenação Geral e equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL SSF) visitaram quatro grupos produtivos do Distrito de Pilar, em Jaguarari, norte da Bahia. 

A equipe visitou o Grupo Atelier do Fulô (no Centro de Pilar), que produz artesanatos; conheceu a panificadora do Grupo Flor de Mandacaru (Doces e Pães) na localidade Suçuarana, conheceu o projeto Oficina do Couro que fabricam, com auxílio de uma designer, uma variedade de calçados, vestimentas e acessórios em couro, localizado na Fazenda Santa Maria, e ao final do dia, a equipe conheceu a Cooperativa Mãos do Campo, que produz queijos finos a partir do leite de Cabra, e está localizada na Comunidade da Adutora.

A visita ocorreu após alinhamento da ADESBA - Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia, Organização Social que gere o Centro Público no Território Sertão do São Francisco, e a equipe Socioambiental da Mineração Caraíbas, juntamente com representantes de Associações e Cooperativas dos municípios de Juazeiro, Curaçá e Jaguarari, que estão dentro da área de influência da Mineradora.

No encontro, a coordenadora geral do CESOL SSF, Aline Craveiro se mostrou animada com o potencial dos grupos visitados e apresentou as ações e atividades desenvolvidas pelo Centro Público, destacando que o CESOL pode oferecer importante apoio para o fortalecimento dos empreendimentos. 

“Essa visita é o início de uma importante parceria, no sentido de assessorar os grupos, com intuito para melhorar a gestão e viabilidade econômica, e atender os empreendimentos, de forma que possibilite a inserção dos produtos no mercado regional, proporcionando geração de ocupação, renda e qualidade de vida para as famílias”, destacou Aline.  

A visita foi acompanhada pelo presidente da ADESBA, Romário Alves Meira, pela consultora do Programa Sustentabilidade Rural da Mineração, Maria do Carmo Brito, a Analista de Meio Ambiente, Uandilei Gonçalves e o técnico da mineração, Hércules Martins.

Para os próximos encontros serão destinados o desenvolvimento do Estudo de Viabilidade Econômica dos Empreendimentos, preenchimento de CAD, e orientações gerenciais, sócioprodutivas e de comercialização feitos pela equipe do CESOL. 

Sobre o CESOL - Os Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL) fazem parte das ações do Programa Vida Melhor do Governo do Estado, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL), com objetivo prestar assessoria técnica a empreendimentos solidários, como associações, cooperativas, grupos comunitários da agricultura familiar, artesanato, entre outros que produzam ou comercializem coletivamente.
O Centro Público de Economia Solidária - CESOL Sertão do São Francisco, com sede na cidade Juazeiro-BA desenvolve atividades nos dez municípios que compõem o Território, atendendo empreendimentos econômicos solidários dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Canudos, Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Lafaiette Silva - Ascom Cesol-SSF 08 mai., 2024
A Queijaria da Nia é o destino certo quando se pensa em turismo comunitário!
Por Comunicação Cesol - SSF 29 abr., 2024
Cesol recebe discentes do PPGDAT
Por Sheila Feitosa - Ascom Cesol-SSF 29 abr., 2024
A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco 
Mostrar mais
Share by: