Cesol Sertão do São Francisco realiza Plenária e Feira Territorial da Economia Solidária entre 6 e 8 de novembro, em Juazeiro

Entre os dias 06 e 08 de novembro, Juazeiro vai sediar a Plenária e Feira Territorial de Economia Solidária do Sertão do São Francisco — uma iniciativa do Cesol Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), executado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA). O evento tem como objetivo fortalecer o diálogo e a integração entre o poder público, os empreendimentos solidários e a sociedade civil.
A programação, que compõe a agenda territorial da política pública de Economia Solidária do Estado, terá início no dia 06 de novembro com a Plenária Territorial, reunindo autoridades políticas, gestores públicos e representantes de empreendimentos dos dez municípios atendidos pelo Cesol-SSF. O encontro será um espaço de debate sobre os avanços e desafios da política pública, além da construção coletiva de estratégias para o fortalecimento do setor.
De acordo com a coordenadora do Cesol Sertão do São Francisco, Aline Craveiro, a plenária é um momento estratégico para avaliar e planejar o futuro da economia solidária no território.
“Com essa plenária pretendemos visualizar um cenário da nossa política pública, além de ouvir os nossos empreendimentos. É um momento de troca, de escuta e de pensarmos juntos melhorias na assistência técnica e nas ações de fortalecimento.”, destaca.
Nos dias 07 e 08 de novembro, a programação se estende para a Feira Territorial de Economia Solidária, que será realizada na Orla II de Juazeiro. A feira reunirá uma grande diversidade de empreendimentos e produtos — como doces, geleias, queijos de cabra, licores, sequilhos, mel e artesanato, refletindo a identidade e a força da economia solidária na região. Além das exposições, o evento contará com atrações culturais, apresentações musicais e uma praça de alimentação com comidas regionais e experiências gastronômicas.
“A ADESBA acredita na força transformadora da economia solidária. Quando fortalecemos essas iniciativas, estamos investindo em autonomia, inclusão e dignidade. A feira é mais do que um espaço de vendas — é um encontro de saberes e trocas”, afirma Romário Meira, presidente da ADESBA.
A economia solidária na Bahia
A Economia Solidária é um modelo de produção e distribuição baseado na cooperação, autogestão, solidariedade e respeito ao meio ambiente. No Brasil, o setor movimenta mais de R$ 12 bilhões por ano, segundo dados da Agenda Institucional do Cooperativismo.
Na Bahia, entre 2023 e 2025, o Governo do Estado investiu quase R$ 60 milhões em políticas públicas voltadas à economia solidária, fomentando cerca de 1.900 empreendimentos em diferentes territórios. Atualmente, o estado conta com 23 Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) em funcionamento, atuando na capital e em diversas regiões do interior.
Criado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Cesol é desenvolvido em parceria com organizações da sociedade civil. Sua missão é fortalecer associações, cooperativas e grupos produtivos por meio de assessoria técnica, capacitação e apoio à comercialização.
O Cesol Sertão do São Francisco, com sede em Juazeiro (BA), é responsável pelo atendimento a 10 municípios e atua diretamente na organização para comercialização de grupos familiares, associações e cooperativas. O centro realiza a identificação dos empreendimentos, oferece assistência técnica e promove a qualificação dos produtos. Além disso, o programa incentiva a participação dos empreendimentos em feiras territoriais, mercados institucionais e convencionais, bem como plataformas digitais, ampliando o alcance e a sustentabilidade da produção local.
Programação Plenária Territorial de Economia Solidária:
Programação Feira Territorial de Economia Solidária:
Nature's Symphony
Gostou? Compartilhe.
Últimas publicações











