Título Novo

As atividades começaram bem cedinho, na manhã da última segunda-feira (18) para a equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE). Com o despontar do sol em Juazeiro, o grupo seguiu para Canudos, em uma viagem que durou em média três horas.



A equipe técnica composta por três agentes socioprodutivos e a coordenadora do projeto Aline Craveiro, atendeu seis empreendimentos da comunidade do Raso com o propósito de identificar dificuldades e sugerir melhorias nos produtos.  Entre um grupo e outro a equipe atendeu o Arara Arte. O empreendimento trabalha com a produção manual de bolsas, porta chaves e jarros decorativos e usa como matéria prima a fibra de bananeira.


O trabalho chama a atenção pela beleza e riqueza nos detalhes, produzido pelas mãos ágeis das artesãs Lúcia Maria de Jesus e Tereza Maria de Jesus. A equipe realizou o atendimento, apresentando sugestões de melhorias para a produção do grupo. O projeto teve início na comunidade com 4 pessoas, com o propósito de criar uma nova alternativa de renda para as famílias, visando como público alvo os turistas que visitam o Raso.


O amor pela arte da produção faz Lúcia Maria ver o trançado de bananeira como uma terapia. De acordo com a artesã, com o pandemia, a venda dos produtos caíram devido a redução do número de turistas na comunidade. Com a possibilidade de vacinação contra o coronavírus, a situação muda de ótica e as artesãs apostam na retomada das vendas dos produtos e destacaram a importância do atendimento realizado pela equipe do Cesol-SSF no processo de melhoria dos produtos.

“É muito bom o incentivo que o Cesol traz para gente, principalmente na divulgação do nosso trabalho”, destacou Lucia Maria.


TEMPEROS E DOCES MARIA DO RASO- Seguindo pelas trilhas do Raso, a equipe atendeu o grupo Temperos e Doces Maria do Raso. Maria Alves da Silva é muito conhecida na comunidade por dominar a arte de cozinhar alimentos que encantam o paladar de turistas de todo o mundo. É impossível saborear o tempero caseiro da cozinheira e não querer uma reprise do seu amor e cuidado com os alimentos.


A residência de Dona Maria recebe turistas, pesquisadores e voluntários do mundo todo, pessoas que tem interesse em conhecer as artes, a cultura e as tradições da comunidade do Raso.


E foi durante uma visita de trabalho, finalizado com um delicioso almoço que a equipe técnica do Cesol conheceu Dona Maria. Ela produz doces e temperos caseiros que combinam com tudo. No início da pandemia, por meio do atendimento remoto, a equipe orientou o grupo familiar a usar uma nova embalagem e rótulo com informações adequadas para os temperos caseiros.

O novo visual agradou a clientela e segundo dona Maria, ajudou a dar mais visibilidade ao produto e a aumentar as vendas na comunidade e até outras cidades do Estado. “A equipe do Cesol é muito atenciosa com a gente”, destacou dona Maria.


FORTE SEVERINA- O nome do grupo já fala por si. Forte Severina é um empreendimento do Raso, composto por mulheres da comunidade, que faz parte do Projeto Canudos e que contribui para o desenvolvimento do local. O trabalho que está sendo realizado há um ano, tem proporcionado o empoderamento financeiro de mulheres e durante o período de pandemia, suas atividades foram essenciais para as famílias.


O Cesol é um importante parceiro do grupo e nos últimos atendimentos, buscou estabelecer uma parceria entre os empreendimentos de Economia Solidária Toque de Zabumba Confecções de Uauá e Forte Severina.  A proposta é que os dois grupos possam trabalhar com a confecção de camisas personalizadas com desenhos e vivências do Sertão, produzidas pelo artista plástico Gildemar Sena. O Forte Severina trabalharia com a confecção das camisas e Toque de Zabumba, com a produção dos desenhos.  


Ainda no Raso, a equipe atendeu também os grupos Mulheres Adoçando a Vida, Tecendo Sonhos e Turismo de Base Comunitária e encerrou o dia de trabalho pegando a estrada com um belo entardecer, sob o pôr-do-sol do Sertão. 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais