O evento realizado de maneira hibrida integrou a meta do Centro Público evento Formativo em Economia Solidária

Em alusão ao dia mundial da alimentação, celebrado no próximo domingo (16), a Organização Social Diaconia realizou, na manhã desta quinta-feira (13), o Seminário Internacional da Alimentação (2022). O evento aconteceu de forma presencial na cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco e também de maneira virtual, através da plataforma virtual google meet, e contou com seminário mediado pela coordenação do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco.
Com o tema Experiências da Economia Solidária no Centro Público de Economia Solidaria Sertão do São Francisco Bahia, a palestra aconteceu de forma hibrida, integrando a meta do Centro Público Evento Formativo em Economia Solidária. O debate contou com a presença de agricultores e agricultoras, organizações representativas da agricultura familiar, e organizações de assessoria técnica e extensão rural, consumidores e consumidoras de produtos agroecológicos e orgânicos.
A coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro, apresentou a experiência de trabalho desenvolvido pelo Centro Público, no fortalecimento da Economia Solidária no território Sertão do São Francisco e os casos de sucesso dos empreendimentos atendidos pelo projeto. “Para nós, foi um momento muito simbólico dividir a experiência do Centro Público do território Sertão do São Francisco, na construção da identidade visual dos produtos, precificação justa, adequação de embalagens, abertura de novos espaços de comercialização, com agricultores e outros profissionais envolvidos com trabalhos voltados para a Economia Solidária e agricultura familiar”, destacou Craveiro.
A diretora da Associação Agroecológica do Sertão do Pajeú (AASP), Elisângela Macêdo, participou do Seminário e afirmou que o seminário foi fundamental para aprender práticas de comercialização que podem servir como base para venda local dos produtos orgânicos. “Pra nós é fundamental buscar outros mercados e melhorar nossas vendas, percebendo os desafios de chegar no produto de qualidade como a durabilidade, a embalagem, os rótulos. Quando você escuta outras pessoas que estão caminhando e dando certo é animador e encorajador para quem produz e consome os produtos agroecológicos”. destacou.
A Semana Internacional de Alimentação 2022 é uma inciativa da organização social Diaconia Act Aliança, em parceria com os conselhos e redes locais, a Rede Pajeú de Agroecologia, e teve como tema segurança alimentar a partir de mercados justos e solidários através do fortalecimento da agricultura familiar, agroecológica territorial.

