O evento realizado de maneira hibrida integrou a meta do Centro Público evento Formativo em Economia Solidária

Em alusão ao dia mundial da alimentação, celebrado no próximo domingo (16), a Organização Social Diaconia realizou, na manhã desta quinta-feira (13), o Seminário Internacional da Alimentação (2022). O evento aconteceu de forma presencial na cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco e também de maneira virtual, através da plataforma virtual google meet, e contou com seminário mediado pela coordenação do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco.


Com o tema Experiências da Economia Solidária no Centro Público de Economia Solidaria Sertão do São Francisco Bahia, a palestra aconteceu de forma hibrida, integrando a meta do Centro Público Evento Formativo em Economia Solidária. O debate contou com a presença de agricultores e agricultoras, organizações representativas da agricultura familiar, e organizações de assessoria técnica e extensão rural, consumidores e consumidoras de produtos agroecológicos e orgânicos.


A coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro, apresentou a experiência de trabalho desenvolvido pelo Centro Público, no fortalecimento da Economia Solidária no território Sertão do São Francisco e os casos de sucesso dos empreendimentos atendidos pelo projeto. “Para nós, foi um momento muito simbólico dividir a experiência do Centro Público do território Sertão do São Francisco, na construção da identidade visual dos produtos, precificação justa, adequação de embalagens, abertura de novos espaços de comercialização, com agricultores e outros profissionais envolvidos com trabalhos voltados para a Economia Solidária e agricultura familiar”, destacou Craveiro.


A diretora da Associação Agroecológica do Sertão do Pajeú (AASP), Elisângela Macêdo, participou do Seminário e  afirmou que o seminário foi fundamental para aprender práticas de comercialização que podem servir como base para venda local dos produtos orgânicos. “Pra nós é fundamental buscar outros mercados e melhorar nossas vendas, percebendo os desafios de chegar no produto de qualidade como a durabilidade, a embalagem, os rótulos. Quando você escuta outras pessoas que estão caminhando e dando certo é animador e encorajador para quem produz e consome os produtos agroecológicos”. destacou.


A Semana Internacional de Alimentação 2022 é uma inciativa da organização social Diaconia Act Aliança, em parceria com os conselhos e redes locais, a Rede Pajeú de Agroecologia, e teve como tema segurança alimentar a partir de mercados justos e solidários através do fortalecimento da agricultura familiar, agroecológica territorial.

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais