De pai para filho e neta: a sabedoria de senhor Izaque do grupo Santo Couro

Para homenagear os papais da Economia Solidária trazemos para vocês as vivências e a sabedoria do senhor Izaque Lino da Silva. Sr. Izaque trabalha com a produção de artefatos em couro no distrito de Pilar, em Jaguarari e com 94 anos já fez muitas artes.
Chapéus, gibões, bainha de faca, perneira, luva, guarda peito, arreio, peia aprendizado que carrega desde os 12 anos de idade ensinado pelo pai. E de pai para filho o ofício do trabalho com o couro é compartilhado com a sua filha, Maria de Lourdes Rodrigues, que iniciou as atividades muito cedo, aos 8 anos de idade e atualmente segue desenvolvendo os trabalhos da família pelo grupo Santo Couro. E o orgulho do papai é visível nos olhos de dona Lourdes.
Seu Izaque tem três filhos, 8 netos, 9 bisnetos, tataraneto e muita disposição. Ele acorda cedinho, por volta de cinco e meia da manhã para fazer caminhadas por Pilar e às oito horas inicia as atividades do ateliê. E claro que tem aquela velha pausa para o cochilo para retomada das atividades à tarde.
Santo Couro é um dos empreendimentos atendidos pelo Cesol Sertão do São Francisco e nossa equipe sempre é recepcionada por Sr. Izaque com muita alegria e simpatia. Sempre que possível ele participa das feiras de Economia Solidária, adora o contato com as pessoas, apresentar os seus produtos para os clientes e compartilhar suas histórias de vida.
A essência da economia solidária está nas histórias de cada empreendimento relatadas em cada traço delicado dos produtos. E assim como Sr Izaque, muitos papais têm deixado um legado cultural e de aprendizado para seus filhos, carregando uma herança que se estende por gerações.
Desejamos a todos os papais da Economia Solidária um feliz dia, de amor, aprendizado e aconchego.