De pai para filho e neta: a sabedoria de senhor Izaque do grupo Santo Couro

Para homenagear os papais da Economia Solidária trazemos para vocês as vivências e a sabedoria do senhor Izaque Lino da Silva. Sr. Izaque trabalha com a produção de artefatos em couro no distrito de Pilar, em Jaguarari e com 94 anos já fez muitas artes.


 Chapéus, gibões, bainha de faca, perneira, luva, guarda peito, arreio, peia aprendizado que carrega desde os 12 anos de idade ensinado pelo pai. E de pai para filho o ofício do trabalho com o couro é compartilhado com a sua filha, Maria de Lourdes Rodrigues, que iniciou as atividades muito cedo, aos 8 anos de idade e atualmente segue desenvolvendo os trabalhos da família pelo grupo Santo Couro. E o orgulho do papai é visível nos olhos de dona Lourdes.


Seu Izaque tem três filhos, 8 netos, 9 bisnetos, tataraneto e muita disposição. Ele acorda cedinho, por volta de cinco e meia da manhã para fazer caminhadas por Pilar e às oito horas inicia as atividades do ateliê. E claro que tem aquela velha pausa para o cochilo para retomada das atividades à tarde.


Santo Couro é um dos empreendimentos atendidos pelo Cesol Sertão do São Francisco e nossa equipe sempre é recepcionada por Sr. Izaque com muita alegria e simpatia. Sempre que possível ele participa das feiras de Economia Solidária, adora o contato com as pessoas, apresentar os seus produtos para os clientes e compartilhar suas histórias de vida.


A essência da economia solidária está nas histórias de cada empreendimento relatadas em cada traço delicado dos produtos. E assim como Sr Izaque, muitos papais têm deixado um legado cultural e de aprendizado para seus filhos, carregando uma herança que se estende por gerações.


Desejamos a todos os papais da Economia Solidária um feliz dia, de amor, aprendizado e aconchego. 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais