Layout do blog

Agricultores familiares do território visitam sede do Cesol-SSF durante intercâmbio em Juazeiro

Comunicação Cesol-SSF • ago. 04, 2023

A ação integra a programação de atividades do Semiárido Show em Petrolina 


Na manhã desta quinta-feira (03), a equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) recebeu, na sede do projeto, agricultores familiares das cidades de Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro e Curaçá. A ação fez parte de um intercâmbio de cinco dias, organizando pelos colaboradores do Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (Irpaa), durante a programação do Semiárido Show em Petrolina.


A atividade foi organizada em dois momentos: o primeiro foi desenvolvido com agricultores familiares das cidades de Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho e no segundo, com produtores do interior de Juazeiro e Curaçá. Durante o espaço de vivência, a equipe do Cesol apresentou toda a metodologia de trabalho para a qualificação dos produtos, histórias de sucesso dos empreendimentos que já conseguem ter uma renda oriunda da economia solidária, e tiraram dúvidas a respeito do acesso ao atendimento do Centro Público.


Estiveram presentes 15 comunidades diferentes do território, algumas delas que já recebem assistência técnica prestada pelo Cesol, a exemplo da Associação dos Pequenos Agropecuaristas de Fartura, Aldeia indígena Atikum Oliveira em Sento Sé e em Sobradinho o grupo Lírios do Vale. De acordo com o coordenador de Assistência Técnica do eixo Juazeiro (Irpaa), Alessandro Santos, a realização do intercambio está sendo essencial para os agricultores conhecerem experiências diversas do território. 




“Quando a gente pensou no Cesol e Armazém da Caatinga é porque a gente viu que são locais estratégicos para o agricultor familiar, que é o público que a gente assessora e para mostra para eles que são capazes de chegarem e ter os seus produtos com qualidade, com aspectos visuais nos melhores espaços de comercialização na Bahia. E tanto a Armazém da Caatinga como o Cesol, a gente reconhece que faz esse trabalho”, explicou Santos.


Ainda durante o encontro, os visitantes conheceram a loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão e a diversidade de produtos qualificados pela equipe do Cesol como queijos de leite de cabra, licores, doces e geleias, artesanatos e cosméticos.

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Lafaiette Silva - Ascom Cesol-SSF 08 mai., 2024
A Queijaria da Nia é o destino certo quando se pensa em turismo comunitário!
Por Comunicação Cesol - SSF 29 abr., 2024
Cesol recebe discentes do PPGDAT
Por Sheila Feitosa - Ascom Cesol-SSF 29 abr., 2024
A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco 
Mostrar mais
Share by: