A ação integra a programação de atividades do Semiárido Show em Petrolina 


Na manhã desta quinta-feira (03), a equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) recebeu, na sede do projeto, agricultores familiares das cidades de Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro e Curaçá. A ação fez parte de um intercâmbio de cinco dias, organizando pelos colaboradores do Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (Irpaa), durante a programação do Semiárido Show em Petrolina.


A atividade foi organizada em dois momentos: o primeiro foi desenvolvido com agricultores familiares das cidades de Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho e no segundo, com produtores do interior de Juazeiro e Curaçá. Durante o espaço de vivência, a equipe do Cesol apresentou toda a metodologia de trabalho para a qualificação dos produtos, histórias de sucesso dos empreendimentos que já conseguem ter uma renda oriunda da economia solidária, e tiraram dúvidas a respeito do acesso ao atendimento do Centro Público.


Estiveram presentes 15 comunidades diferentes do território, algumas delas que já recebem assistência técnica prestada pelo Cesol, a exemplo da Associação dos Pequenos Agropecuaristas de Fartura, Aldeia indígena Atikum Oliveira em Sento Sé e em Sobradinho o grupo Lírios do Vale. De acordo com o coordenador de Assistência Técnica do eixo Juazeiro (Irpaa), Alessandro Santos, a realização do intercambio está sendo essencial para os agricultores conhecerem experiências diversas do território. 




“Quando a gente pensou no Cesol e Armazém da Caatinga é porque a gente viu que são locais estratégicos para o agricultor familiar, que é o público que a gente assessora e para mostra para eles que são capazes de chegarem e ter os seus produtos com qualidade, com aspectos visuais nos melhores espaços de comercialização na Bahia. E tanto a Armazém da Caatinga como o Cesol, a gente reconhece que faz esse trabalho”, explicou Santos.


Ainda durante o encontro, os visitantes conheceram a loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão e a diversidade de produtos qualificados pela equipe do Cesol como queijos de leite de cabra, licores, doces e geleias, artesanatos e cosméticos.

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais