Título Novo

A Feira Artesanato da Bahia, realizada durante o último fim de semana, na Casa dos Artesãos de Juazeiro, foi marcada com muita criatividade, música, arte e brilho de artesãs e artesãos do território Sertão do São Francisco. O desfecho do evento, que aconteceu no último sábado (25), contou com um desfile cultural com as peças do artista plástico Gildemar Sena.

 

O público presente foi presenteado com toda a riqueza e criatividade das peças de Gildemar Sena, ou simplesmente Sr. Gil, como é conhecido em Uauá, cidade onde reside. Gil é responsável pelo grupo Toque de Zabumba, empreendimento atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco, que tem ganhado visibilidade em todo o estado com desenhos temáticos produzidos mão, que retratam as vivências, a cultura e a tradição sertaneja.

 

Toque de Zabumba Confecções tem promovido a geração de renda e tem ganhado clientes em todo o estado com a produção de bolsas, camisas masculinas e femininas, saias, croppeds, macacões, macaquitos costurados em tecido de algodão cru. E toda beleza e gingado dos modelos ficou a cargo do projeto Afronte, grupo composto por integrantes de Juazeiro e Petrolina.



O projeto Afronte surgiu em 2018, com o propósito de promover o empoderamento e conscientização de negras e negros no Vale do São Francisco, por meio de encontros que refletem a respeito das questões raciais, além da valorizar e exaltar a beleza negra em ensaios fotográficos.


EMPREENDIMENTOS: Além de Toque de Zabumba, outros seis empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF, marcaram presença na Feira Artesanato da Bahia: Lírios do Vale de Sobradinho, Menina das Telhas, Couro Joaquim, Flor de Aranto, Preta Arte e Reino de Wakanda de Juazeiro. Também foi montado um estande de alimentos com os produtos da Economia Solidária do território Sertão do São Francisco.


“A parceria CESOL e Artesanato da Bahia veio no momento certo, diante do impacto do setor com a pandemia, as parcerias de instituições para promover o retorno das feiras, mesmo que de forma gradual, traz um fôlego aos artesãos através da comercialização. Como também, o Artesanato da Bahia, com sua expertise, traz aos empreendimentos atendidos pelo CESOL, o interesse em desenvolver as potencialidades do seu artesanato, trazendo assim uma maior viabilidade aos seus produtos”, afirmou a coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro.


ARTESANATO DA BAHIA: A Feira Artesanato da Bahia aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural com o Sebrae Bahia, Faeb/Senar, com o Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco e com a Casa do Artesão, além do apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 31 de março de 2025
Iniciativa faz parte de evento de apoio ao estímulo e consumo responsável
Por ADESBA 24 de janeiro de 2025
ADESBA RECEBE VISITA DAS SECRETÁRIAS ESTADUAL E MUNICIPAL EM AÇÃO DE APOIO AO SELO LILÁS  Associação é a única organização com certificação no município de Juazeiro-BA
Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Mostrar mais