O encontro aconteceu em Salvador e contou com a presença de grupos atendidos pelo Cesol



Empreendimentos econômicos solidários do território Sertão do São Francisco participaram, na última quinta-feira (30), do 2º Encontro Estadual de Economia Solidária que aconteceu em Salvador, no auditório do Grand Hotel Stella Mares. O evento foi realizado com o propósito de apresentar as autoridades presentes, propostas sobre o futuro da Economia Solidária do Estado, debatidos durante plenária regional.


Participaram do encontro empreendimentos dos 27 territórios de identidade da Bahia, entre eles, grupos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF). A programação contou com a posse da coordenação da frente parlamentar de Economia Solidária da Assembleia Legislativa da Bahia, além de uma mesa de debate sobre a atual conjuntura da Economia Solidária no Estado.


Ainda durante o evento foi lançada a Carta de Economia Solidária, documento com propostas e ações de fortalecimento do setor, na perspectiva do desenvolvimento local sustentável nos territórios de identidade da Bahia, além da formulação de uma agenda politica da Economia Solidária no estado. De acordo com Mércia Porto, coordenadora de inovação e fomento de Economia Solidária, o 2º Encontro Estadual possibilitou um momento simbólico de trocas entre os empreendimentos de todo estado.


 “São mais de três anos de pandemia e nesse período, a Economia Solidária se reinventou de diversas formas e a gente começou a comercializar pelas redes sociais, criamos uma rede de economia solidária. Fizemos capacitações e formações o tempo inteiro, não deixamos de atender os empreendimentos. A partir das vacinas foi possível os centros publico começarem a organizar as plenárias de Economia Solidária por território e de lá surgiu esse sentimento de reunir todos esses atores guerreiros de uma pandemia, que fizeram a economia solidária crescer, gerando renda em um momento tão difícil” afirmou.


José Henrique de Souza mora na comunidade Quilombola Sítio Lagoinha, em Casa Nova, que participou em peso do encontro. O grupo atendido pelo CESOL-SSF participou do 2º Encontro Estadual de Economia Solidária e destacou.


“Um momento como esse é muito importante para a gente está se articulando com os outros empreendimentos e trocando experiências. Está sendo um momento de muitas trocas”, destacou José Henrique.  


O grupo Sabor do Salitre de Juazeiro também esteve presente no 2º Encontro Estadual de Economia Solidária e também esteve presente na plenária regional de Economia Solidária, momento de construção das propostas apresentadas no encontro. “ foi um grande aprendizado ter participado da primeira plenária em Juazeiro e agora, este 2º Encontro de trocas com os empreendimentos de outros territórios”, finalizou Sônia Ribeiro, representante do grupo. 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais