Layout do blog

Equipes técnicas do Cesol participam de capacitação em Economia Solidária na cidade de Santa Cruz de Cabrália-BA

Comunicação Cesol-SSF • ago. 04, 2021

This is a subtitle for your new post

O último fim de semana foi marcado por muitos aprendizados e vivências durante o IV Encontro dos Centros Públicos de Economia Solidária, que aconteceu nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto, em Santa Cruz de Cabrália-BA. A ação formativa contou com a presença das equipes técnicas dos Centros Públicos da Costa do Descobrimento, Piemonte da Diamantina, Sertão do São Francisco e Litoral Sul.

 

O ato solene de abertura aconteceu na sede do Cesol Costa do Descobrimento, em Porto seguro, e contou com a presença do Secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Davidson Magalhães. Em seguida, os participantes realizaram um roteiro de visitas ao Centro Cultural Indígena Txag’rú Murawê, onde puderam conhecer um pouco das tradições dos índios Pataxós.

Ao longo das atividades formativas, os participantes que integram as equipes dos novos Centros Públicos da Costa do Descobrimento e Piemonte da Diamantina tiveram a oportunidade de discutir a respeito do funcionamento do Cesol, as principais atividades desenvolvidas, as metas de trabalho, além de compartilhar experiências dos dois últimos anos de trabalho realizadas pelo Cesol Sertão do São Francisco e Litoral Sul.

 

De acordo com o Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, Milton Barbosa, “ é de extrema importância a abertura dos novos Centros Públicos nos dois territórios, pois temos uma população indígena, quilombola e de agricultores familiares, que não eram atendidos pela economia solidária, e que a partir de agora vão ter acesso a uma política pública que envolve assistência técnica, microcrédito e comercialização. Com isso vamos dar mais oportunidade de geração de renda para esses territórios”, destacou.

 

Ana Paula Cerqueira é Coordenadora Administrativa do Cesol Piemonte da Diamantina e participou das ações formativas do IV Encontro de Centros Públicos de Economia Solidária. Segundo Cerqueira, “foi um momento bastante construtivo que nos proporcionou uma bagagem para que possamos ter uma qualificação sobre o trabalho desenvolvido no Centro Público, e para que possamos nos empoderar da política pública para a realização de uma assistência técnica de qualidade aos empreendimentos que vão entrar na carteira ativa do Cesol”, explicou.

 

Para Débora Teles, agente socioprodutiva do Cesol Costa do Descobrimento e Extremo Sul, o encontro foi de grande valia para a equipe técnica. “Estamos dando o ponta pé inicial para a construção do trabalho do Cesol, que vai contribuir muito para as associações, cooperativas e grupos familiares, pois vamos estar começando um trabalho do zero e de formiguinha”, afirmou Teles. 

   

Participaram da capacitação também, os presidentes da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), Romário Meira e Associação Beneficente Josué de Castro, Diego Felisardo, além dos técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE).



CENTRO PÚBLICO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA


Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols) são espaços multifuncionais, de abrangência territorial, com o objetivo de promover a sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários através da oferta de assistência técnica socioprodutiva, com base no conhecimento local, valorização das potencialidades e capacitação das organizações de trabalhadores numa perspectiva emancipatória.

 

Desde 2013, os Cesols dão assistência técnica a mais de 2.270 empreendimentos, atendendo a mais de 10 mil famílias na Bahia, com impacto direto a mais de 40 mil pessoas no estado.


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Lafaiette Silva - Ascom Cesol-SSF 08 mai., 2024
A Queijaria da Nia é o destino certo quando se pensa em turismo comunitário!
Por Comunicação Cesol - SSF 29 abr., 2024
Cesol recebe discentes do PPGDAT
Por Sheila Feitosa - Ascom Cesol-SSF 29 abr., 2024
A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco 
Mostrar mais
Share by: