A feira contará com a presença de empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF e com apresentações artísticas do evento Bule Cultural 


Juazeiro recebe a 37° edição da Feira de Economia Solidária que tem como propósito fortalecer as iniciativas de pequenos empreendimentos solidários de todo estado da Bahia. A comercialização acontecerá nos dias 03 e 04 de junho, a partir das 16h, no estacionamento da Orla II e contará com apresentações artísticas do evento Bule Cultural. 


A feira contará com cerca de 70 expositores e expositoras, atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), que atuam com a produção de doces, geleias, licores, queijos, artesanatos e confecções. Esses grupos encontraram, nos últimos anos, uma nova alternativa de geração de renda, baseado na autogestão, no cooperativismo, que tem empoderado e transformado a vida de muitas famílias em todo o estado.


Dirlei Brito trabalha com a produção de rapadura de banana, produto que será comercializado durante a feira. O doce é uma receita de família oriunda da comunidade de Goiabeira II, no Salitre, distrito de Juazeiro. A equipe do Cesol Sertão do São Francisco identificou o empreendimento em uma feira realizada em 2019, na zona rural e o produto era comercializado em formato de um quilo, com um preço baixo e sem rótulo de identificação.


A partir do trabalho de adequação do produto no tamanho, peso, embalagem apropriada, rotulagem, precificação justa e abertura de mercados, a Rapadura de Banana do Vale do Salitre é hoje a principal renda da família de Dirlei. “Depois que o Cesol-SSF adequou o nosso produto, aumentamos a comercialização e hoje, reduzi o trabalho na roça para dar conta das encomendas do produto”, afirmou Dirlei Braga.


   “As Feiras de Economia Solidária tem ajudado a fortalecer os empreendimentos solidários da região, prejudicados com a pandemia do novo Coronavírus. São espaços que oportunizam a apresentação de produtos preparados para a comercialização, com embalagens e rótulos contendo todas as informações necessárias para serem comercializadas nesses espaços, e que muitas vezes, são desconhecidos pelos próprios moradores da cidade”, explicou a coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro.


A Feira de Economia Solidária 100 edições integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, e conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da TV São Francisco e do Centro de Cultura João Gilberto.


BULE CULTURAL: O projeto Bule Cultural acontecerá em Juazeiro nos dias 18 de maio, 02, 03, 04 e 05 de junho, em homenagem ao músico Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido popularmente como Bule Bule. O evento que vai reunir música, literatura de cordel, saraus poéticos lançamentos de livros e shows gratuitos e contará com o apoio do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco.

 

PROGRAMAÇÃO

 

37ª EDIÇÃO DA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM JUAZEIRO

LOCAL: ORLA II DE JUAZEIRO-BA

DATA: 03 e 04 DE JUNHO

HORÁRIO: DAS 16H ÀS 23H

ATRAÇÕES: BULE CULTURAL (shows no palco acústico- Orla-recitais).

 

 

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais