Após um ano fechado para requalificação, o Centro de Cultura João Gilberto reabre as portas em grande estilo, com grande diversidade artística e cultural.


Empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) participarão de mais uma edição da Feira de Economia Solidária, que vai acontecer no próximo sábado (29), às 16h, na área externa do Centro de Cultura João Gilberto. A ação integra a programação de reabertura do anfiteatro que reabre as portas, após um ano de reforma.


O equipamento cultural foi totalmente requalificado pelo Governo do Estado da Bahia e a cerimônia contará com a presença de Jerônimo Rodrigues e do Secretário de Cultura Bruno Monteiro.


O espaço da Feira de Economia Solidária receberá 15 empreendimentos econômicos solidários dos municípios atendidos pelo Cesol-SSF, e entre os produtos que serão comercializados no local estarão queijos de leite de cabra, doces, geleias, licores de frutas nativas da caatinga, hortaliças orgânicas e artesanatos.

A programação contará também com apresentações artísticas da região e da capital. Entre elas, destaca-se a exposição da escultura de quase três metros do artista João Gilberto, que é de autoria do artista plástico Lêdo Ivo. Também haverá a performance urbana e música teatral "Dois de Sete" da TV Pelourinho, além de shows musicais dos artistas João Sereno e Gerônimo Santana. O foyer do CCJG receberá ainda uma exposição coletiva dos artistas visuais Yga Eloi, Marlus Daniel, Iehoshua, Ledô Ivo, Ruy Carvalho e Alex Moreira.


Visitas às salas multiuso do espaço vão reunir intervenções artísticas, performances e contação de histórias. O público ainda poderá conferir roda de capoeira, grafitagem, atração circense, fanfarra e muito mais.


HISTÓRICO: O Centro de Cultura João Gilberto foi inaugurado em 1986, em homenagem ao compositor, cantor, violonista, músico e filho ilustre de Juazeiro, João Gilberto. O anfiteatro passou por uma reforma e requalificação entre os anos de 2022 e 2023, modernizando as instalações e os equipamentos. Porém, a espera foi mais longa devido ao fechamento do espaço em 2020 e 2021, por conta da pandemia da COVID-19.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), investiu mais de 2,2 milhões de reais, ampliando a capacidade técnica para atender às mais diversas linguagens artísticas e demandas culturais do município e da região.


PROGRAMAÇÃO


17h, no Foyer

·        Exposição Coletiva de Artes Visuais: Yga Eloi, Marlus Daniel e Iehoshua, Ledô Ivo, Ruy Carvalho, Alex Moreira

·        Apresentação Jam no João

·        Feira da Economia Solidária com apresentação do repentista Valdir Lemos

·        Roda de Capoeira

·        Apresentação da Fanfarra Colégio Ruy Barbosa

·        Performances circenses

·         

18h, nas Salas Multiuso

Sala 01 – Intervenção artística/projeção com Leonardo Leopoldo “Documentário Teatro Escola no Centro de Cultura João Gilbert

Sala 02 – Performances de dança com Zezinho Lecter

Sala 03 – Exposição de Will Soares “Contadores de História”


18h30, na Sala Principal

Apresentação de Vídeos institucionais

Quinteto de Metais Os Cariris

Galeota das Artes de Curaçá-BA

Apresentação de fragmentos do espetáculo “Gota D”água”, com Devilles

Pronunciamento oficial


20h, no Anfiteatro

Apresentação da performance urbana músico-teatral “Dois de Sete” da TV Pelourinho

Show de João Sereno

Show de Gerônimo Santana


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais