O legado de família tem atraído a atenção e o paladar de clientes do Vale do São Francisco


De textura macia que agrada o paladar de quem experimenta, a rapadura de banana do Vale do Salitre tem ganhado muitos adeptos, devido ao sabor marcante, que enche os olhos e a boca de quem já apreciou. O doce está entre os produtos comercializados durante o Festival Virtual de Economia Solidária- São João da Minha Terra, que acontecerá até o dia 24 de junho. 
  
A produção artesanal é uma receita de família da comunidade de Goiabeira II, localizada no Salitre, distrito de Juazeiro, no Norte baiano. Dona Marina era a responsável pela produção e contava com a ajuda dos três filhos. De geração em geração a receita chegou às mãos de Dirley Brito, filho mais novo de Dona Marina. Em homenagem a mãe, a famosa rapadura produzida no Salitre ganhou o nome de Doces Marina e é um verdadeiro sucesso por onde passa.

Por muito tempo, Brito produziu a rapadura como um hobby. Trabalhava na agricultura pelo sistema de empleita, contrato informal de serviço. Ele relatou que vivia uma fase difícil. Realizava um trabalho pesado, sem horários definidos. Com o sucesso das vendas do produto, a rapadura de banana se tornou a principal renda da família. 

“Antes eu trabalhava com diária e empleita de roça. Agora, posso até fazer outra coisa no restante do dia. A produção de rapadura garantiu tranquilidade. No começo eu encarava como um extra, mas agora mudou totalmente e já se tornou uma renda certa para minha família”, explicou Dirley.   

A Rapadura de Banana do Vale do Salitre passou por algumas mudanças, sem alterar a principal essência do produto, a partir da assessoria técnica realizada pela equipe do Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL-SSF). Com o estudo de viabilidade, o doce mudou o tamanho, a gramatura, ganhou uma nova marca e o paladar de muitos clientes que visitam a loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão. 

“O trabalho do Cesol foi fundamental nas vendas daqui da cidade, foi o empurrão que faltava na questão do rótulo, de mudar a gramatura, o tamanho. Antes, eu fazia 1kg para vender na comunidade e agora, fazemos de 250 gramas e está dando muito certo. As vendas aumentaram na cidade”, pontuou Dirley.   

FESTIVAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA- É segunda vez que os Doces Marina integram a programação comercial do Festival de Economia Solidária. No último festival realizado em dezembro de 2019, no Salvador Shopping, o doce atraiu a atenção de curiosos e o resultado das vendas surpreendeu o produtor Dirley Brito. 

“No primeiro momento, achei que estavam querendo me impressionar e motivar a produção. Depois, ouvi muita gente dizer que foi um sucesso e agora é que está começando a cair a ficha”, comemorou Brito. 

FESTIVAL SÃO JOÃO DA MINHA TERRA: O Festival virtual de Economia Solidária da Bahia São João da Minha Terra foi lançado no último sábado, 13, e conta com programação até a próxima quarta-feira (24). Transmitido pelo Mídia Ninja no YouTube e Facebook, o evento conta com artistas de forró como Adelmário Coelho, o sanfoneiro e compositor do Vale do São Francisco, Targino Gondim e Zelito Miranda. Na grade estão ainda cantores regionais e chefes de culinária como Bela Gil, Guga Rocha e Rosa Gonçalves que exibem a diversidade cultural da Bahia em lives de 22 a 24 deste mês a partir das 19h. Os Cesol Sertão do São Francisco também retransmite a programação no YouTube e Facebook. Mais informações acesse www.festivalecosolba.com.br. O evento virtual está sendo realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) junto aos 13 Cesols do estado.

Quem quiser experimentar a Rapadura de Banana do Vale do Salitre pode ir até a loja física do Cesol, o Empório Meu Sertão, que fica na Rua Canafistola, nº 148, Centenário, em Juazeiro. Para maior comodidade e segurança, as compras também estão sendo feitas na internet no link: https://balcao.online/emporiomeusertao. Entregas delivery são feitas em Juazeiro e Petrolina e estão sujeitas a taxa de entrega.
  
Encontre seu produto
Loja física: Rua Canafistola, nº 148, Centenário, Juazeiro-BA - (De segunda a sexta, das 8h às 12h e 14h às 18h).




Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais