O Centro Público de Economia Solidária - CESOL Sertão do São Francisco realizou nesta quarta-feira (29/01), no auditório do no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do Francisco (CETEP SSF) em Juazeiro, região norte da Bahia, o Seminário Economia Solidária, Consumo Consciente e Coleta Seletiva. O evento é uma realização também do Projeto Biogás, com apoio da BAHIAGÁS, ADESBA, CETEP SSF, e  Governo Estadual através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE).

A temática foi discutida com especialistas em meio ambiente, engenheiros,  agrônomos, professores, estudantes, técnicos do SAAE, e integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERFITZ).
A coordenadora geral do CESOL SSF Aline Craveiros fez a abertura do seminário, abordando a política da Economia Solidária no estado da Bahia e a atuação do CESOL no território Sertão do São Francisco. 

“É muito importante ressaltar para o público que em Juazeiro tem produtos da Economia Solidária. São produzidos coletivamente, de forma solidária pelos agricultores, associações e cooperativas da zona rural e urbana dos 10 municípios do Sertão da Bahia, e comercializados ao preço justo com o apoio do CESOL, que tem um importante papel no acompanhamento e desenvolvimento dos grupos. Nosso intuito é fortalecer cada vez mais esses grupos, para que possam produzir com qualidade e apresentar um produto diferenciado, livres de agrotóxico, além de poder dá visibilidade a produção agroecológica e  poder levantar a discussão do consumo consciente na nossa região ”, destacou a coordenadora geral.
O coordenador de articulação do CESOL SSF, Fernando Dantas discutiu a temática do Consumo Consciente, relacionando o tema com o andamento do projeto de pesquisa Biogás e Ração Animal: Soluções Econômicas para o lixo orgânico, que é coordenado por Dantas, patrocinado pela BAHIAGÁS e executado no CETEP SSF.
“O intuito do projeto Biogás é conscientizar que os resíduos orgânicos produzidos na nossa região podem ser aproveitados para a produção de energia, ração animal e biofertilizantes. Estamos formalizando parcerias com diversas instituições públicas e privadas, para mostrar a viabilidade econômica, social, e que é ambientalmente viável o lixo orgânico. A lógica é desenvolver a economia, integrando pessoas, reduzindo custos públicos, reduzindo os resíduos e melhorando o consumo consciente”, explicou.
A temática: Implementação da coleta seletiva e fortalecimento da reciclagem foi a terceira palestra do dia e foi mediada pelo técnico em cooperativas, da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT, Clébio Jatobá, que destacou: “precisamos debater diariamente os desafios da coleta seletiva no nosso município, e mais do que nunca implantar a coleta e fortalecer o trabalho dos catadores de recicláveis.  A ação precisa ser diária, começa em pequenas ações dentro das nossas casas. Precisamos influenciar a população a colaborar com a coleta seletiva, separando os resíduos secos e que possam ser reciclados pela cooperativa de catadores”, disse.O Seminário Economia Solidária, Consumo Consciente e Coleta Seletiva faz parte da programação do CESOL SSF, e aconteceria no dia 22 de janeiro, mas devido às fortes chuvas que ocorreram na cidade, o evento foi transferido para esta quarta-feira 29/01. O Seminário oportunizou o debate e colaboração com os participantes.

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais