Layout do blog

CESOL Sertão do São Francisco debate Economia Solidária, Consumo Consciente e Coleta Seletiva em Juazeiro

jan. 29, 2020
O Centro Público de Economia Solidária - CESOL Sertão do São Francisco realizou nesta quarta-feira (29/01), no auditório do no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do Francisco (CETEP SSF) em Juazeiro, região norte da Bahia, o Seminário Economia Solidária, Consumo Consciente e Coleta Seletiva. O evento é uma realização também do Projeto Biogás, com apoio da BAHIAGÁS, ADESBA, CETEP SSF, e  Governo Estadual através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE).

A temática foi discutida com especialistas em meio ambiente, engenheiros,  agrônomos, professores, estudantes, técnicos do SAAE, e integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERFITZ).
A coordenadora geral do CESOL SSF Aline Craveiros fez a abertura do seminário, abordando a política da Economia Solidária no estado da Bahia e a atuação do CESOL no território Sertão do São Francisco. 

“É muito importante ressaltar para o público que em Juazeiro tem produtos da Economia Solidária. São produzidos coletivamente, de forma solidária pelos agricultores, associações e cooperativas da zona rural e urbana dos 10 municípios do Sertão da Bahia, e comercializados ao preço justo com o apoio do CESOL, que tem um importante papel no acompanhamento e desenvolvimento dos grupos. Nosso intuito é fortalecer cada vez mais esses grupos, para que possam produzir com qualidade e apresentar um produto diferenciado, livres de agrotóxico, além de poder dá visibilidade a produção agroecológica e  poder levantar a discussão do consumo consciente na nossa região ”, destacou a coordenadora geral.
O coordenador de articulação do CESOL SSF, Fernando Dantas discutiu a temática do Consumo Consciente, relacionando o tema com o andamento do projeto de pesquisa Biogás e Ração Animal: Soluções Econômicas para o lixo orgânico, que é coordenado por Dantas, patrocinado pela BAHIAGÁS e executado no CETEP SSF.
“O intuito do projeto Biogás é conscientizar que os resíduos orgânicos produzidos na nossa região podem ser aproveitados para a produção de energia, ração animal e biofertilizantes. Estamos formalizando parcerias com diversas instituições públicas e privadas, para mostrar a viabilidade econômica, social, e que é ambientalmente viável o lixo orgânico. A lógica é desenvolver a economia, integrando pessoas, reduzindo custos públicos, reduzindo os resíduos e melhorando o consumo consciente”, explicou.
A temática: Implementação da coleta seletiva e fortalecimento da reciclagem foi a terceira palestra do dia e foi mediada pelo técnico em cooperativas, da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT, Clébio Jatobá, que destacou: “precisamos debater diariamente os desafios da coleta seletiva no nosso município, e mais do que nunca implantar a coleta e fortalecer o trabalho dos catadores de recicláveis.  A ação precisa ser diária, começa em pequenas ações dentro das nossas casas. Precisamos influenciar a população a colaborar com a coleta seletiva, separando os resíduos secos e que possam ser reciclados pela cooperativa de catadores”, disse.O Seminário Economia Solidária, Consumo Consciente e Coleta Seletiva faz parte da programação do CESOL SSF, e aconteceria no dia 22 de janeiro, mas devido às fortes chuvas que ocorreram na cidade, o evento foi transferido para esta quarta-feira 29/01. O Seminário oportunizou o debate e colaboração com os participantes.

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Lafaiette Silva - Ascom Cesol-SSF 08 mai., 2024
A Queijaria da Nia é o destino certo quando se pensa em turismo comunitário!
Por Comunicação Cesol - SSF 29 abr., 2024
Cesol recebe discentes do PPGDAT
Por Sheila Feitosa - Ascom Cesol-SSF 29 abr., 2024
A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco 
Mostrar mais
Share by: