This is a subtitle for your new post

No território Sertão do São Francisco, os produtos dos empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol-SSF), comercializados no mercado convencional em Juazeiro, no norte da Bahia, receberam sinalizações nos estabelecimentos e nas prateleiras, com a identificação “Aqui tem Economia Solidária!”. As sinalizações visam facilitar para os clientes da região a identificação nos espaços comerciais, dos produtos oriundos da economia solidária do território.

Cada estabelecimento de comercialização recebeu um kit de divulgação contendo um mobilie comercial, um wobbler para prateleiras e um adesivo de parede. Em Juazeiro, tem crescido o interesse dos comerciantes pelos produtos da economia solidária e da agricultura familiar em mercadinhos e padarias. Os produtos têm tido uma boa aceitação pelos clientes.

De acordo com coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro, a grande dificuldade vivenciada hoje pelos empreendimentos de economia solidária é a comercialização. “Inserir esses produtos em estabelecimentos e fazer as pessoas conhecerem e consumirem essas produções oriundas de grupos, em sua grande maioria da zona rural, é um grande passo. É muito importante esse acesso a novos mercados. A economia solidária esteve presente, por muitos anos somente em feiras e eventos. Hoje, facilitar esse acesso em novos mercados, além de gerar renda para milhares de famílias, possibilita o consumo dos produtos de qualidade e com preço justo”, explicou Craveiro.

Após passar pelo crivo do atendimento, criação da identidade visual e da rotulagem, produtos como queijos, geleias e geleiadas, doces, rapadura, licores são apresentados ao mercado convencional pelo agente de vendas, onde é feita a solicitação para a comercialização dos produtos nos estabelecimentos comerciais.

Para atender uma demanda de pedidos crescente e dar maior visibilidade aos produtos da Economia Solidária, o Cesol-SSF firmou parcerias em Salvador e Aracajú com a Vila Orgânica, a Casa de Dona Rosinha, da chefe de cozinha Rosa Gonçalves e Preta Flor Distribuição.


A Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE) possui 13 Centros Públicos de Economia Solidária em funcionamento no estado. O Cesol-SSF foi inaugurado em 2013 em Juazeiro, e oferece apoio técnico para 128 grupos em dez cidades do território Sertão do São Francisco.


Onde encontrar os nossos produtos?

Empório Meu Sertão- Rua Canafístula nº 148, bairro Centenário em Juazeiro.

Bolo da Vó- Quadra-B, Castelo Branco, Juazeiro.

Empório dos Frios- Avenida Propriá. Alto do Alencar, Juazeiro.

Vila Orgânica- Feira com funcionamento aos Sábados no estacionamento do Circo Picolino, em Patamares, no horário das 7h às 12h, em Salvador.

Startup Escoar Brasil- www.escoarbrasil.com.br 
 
Casa de dona Rosinha- em Itapuã, Salvador. 






Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais