This is a subtitle for your new post

A matéria especial foi ao ar no último domingo (5.jun.2022) com cerca de 10 minutos de duração, e apresentou as deliciosas iguarias de tapioca produzidas pelo grupo Arte e Cultura da Mandioca do povoado de Canavieira.

O empreendimento rural é atendido pelo Projeto Pró-Semiárido, através da SDR/CAR/Governo da Bahia e IDESA -Instituto de Desenvolvimento do Semiárido - além do Centro Público de Economia Solidária (Cesol)Piemonte da Diamantina e Munícipios. 


A reportagem mostra desde o processo produção na casa de farinha de mandioca – passando pelo fabrico e comercialização na feira livre de Senhor do Bonfim.


A identidade visual do empreendimento solidário foi criada recentemente pela equipe técnica do Cesol. Antes, o produto era comercializado sem rotulagem e em sacos plásticos, sem nenhuma identificação.


—A ideia é justamente, valorizar e fomentar a atividade desenvolvidas por eles [empreendimentos da economia solidária], de acordo com sua vocação — destacou o coordenador-geral do Cesol, Nilo Ramos.


O agrônomo do Pró-Semiárido, Nelson Santana Júnior participou da matéria ressaltando a eficiência e a importância da realização do trabalho como geração de renda pelas mulheres da comunidade. 


A produtora Regina e sua mãe Patrícia Vieira deu detalhes sobre a produção da tapioca colorida. A novidade é uma das mais vendidas por elas, e, também , chamou a atenção dos apresentadores do programa.


— [...] São coloridos com suco de beterraba, maracujá e laranja com couve — ensinou Regina.

O cultivo de mandioca se desenvolve há décadas na comunidade que fica localizada a cerca de 15 quilômetros de Senhor do Bonfim. A produção envolve várias mulheres e é ligada a Associação de Moradores de Canavieira e Adjacência.


CESOL PIEMONTE DA DIAMANTINA E MUNICÍPIOS


É um espaço multifuncional público, de cunho comunitário, que tem como objetivo promover oportunidades de geração e fortalecimento do trabalho coletivo, baseado na economia solidária, com atuação em 15 municípios (Andorinha e Antônio Gonçalves, Caém, Miguel Calmon, Mirangaba, Saúde, Senhor do Bonfim, Jacobina, Mirangaba, Morro do Chapéu, Saúde, Serrolândia, Ourolândia, Umburanas e Várzea Nova).


Confira a reportagem:  https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2022/06/05/beiju-colorido-melhora-renda-de-mulheres-em-comunidade-no-sertao-da-bahia.ghtml


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Por Associação de 17 de julho de 2025
CESOL promove qualificação sobre uso da Inteligência Artificial na Assistência Técnica da Economia Solidária
Mostrar mais