This is a subtitle for your new post

Empreendimentos das dez cidades do território Sertão do São Francisco participaram da 37ª edição da Feira de Economia Solidária, que aconteceu na cidade de Juazeiro-BA nos dias 03 e 04 de junho, na Orla II. A comercialização contou com atrações artísticas do evento Bule Cultural.


A feira contou com 70 empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), que trabalham com produtos beneficiados de frutas da caatinga, confecções e artesanatos. Esses grupos encontraram, nos últimos anos, uma nova alternativa de geração de renda, baseado na autogestão, no cooperativismo, que tem empoderado e transformado a vida de muitas famílias em todo o estado.


“A feira de Economia Solidaria faz parte de um projeto da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE), que tem como propósito a realização de 100 feiras esse ano. É onde os empreendimentos têm a oportunidade de fazer seus negócios, de vender os seus produtos, é uma importante oportunidade de geração de renda”, afirmou Milton Barbosa, Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo.


Ricardo Bonfim faz parte do empreendimento Rancho das Frutas, localizado na Fazenda Angical. O grupo atendido pelo Cesol-SSF participou da Feira de Economia Solidária e destacou a importância da participação do grupo na feira.


“O intuito de vir para cá foi mais de divulgar os produtos só que me surpreendeu muito quando vi a comercialização. Esse trabalho que o Cesol tem feito é muito importante para a gente, tanto para quem está começando quanto para quem está há muito tempo. O Cesol é o responsável pelo sucesso do meu empreendimento” afirmou Ricardo. 


Ateliê da Fulô de Pilar, distrito de Jaguarari também esteve presente na 37ª edição da Feira de Economia Solidária. “ É um momento de divulgarmos o nosso trabalho, de interagirmos com os outros empreendimentos atendidos pelo Cesol e isso é muito necessário tanto para a divulgação local, como regional. Estou adquirindo novos clientes e o saldo está sendo muito positivo”, destacou a artesã Gislene Oliveira.


Quem passou pela feira foi presenteado pela diversidade de produtos da Economia Solidária do território Sertão do São Francisco. A mestranda Ângela Maria dos Santos visitou a feira em Juazeiro e destacou.


“Não dá nem para citar o que eu mais gostei. Eu sou uma agricultora também, trabalho com vários produtos, um deles licor e o mel, mas a quantidade de produtos que encontrei aqui é superior ao que eu esperava e os produtos essenciais dos agricultores estão aqui pela qualidade, organização e formato , acho que a apresentação está maravilhosa, uma das feiras que me senti realizada em participar porque tem de tudo”, afirmou Ângela dos Santos.  


A Feira de Economia Solidária 100 edições integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, e contou com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da TV São Francisco e do Centro de Cultura João Gilberto.


Acompanhe a cobertura fotográfica no link abaixo


https://1drv.ms/u/s!ApN6z7UHaKJhgfwT_PpXbnyg2KwLaw?e=Aeum7e

 

 

 

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 12 de dezembro de 2025
Senhor do Bonfim avança para institucionalizar a Política Municipal de Economia Solidária
Por Associação de 25 de novembro de 2025
Cesol Sertão do São Francisco realiza formação sobre Economia Solidária para estudantes de Agronomia da UNEB
Por Associação de 20 de novembro de 2025
Do Microcrédito ao Sucesso: De R$ 450 para mais de R$ 6 mil em vendas: Rosa de Saron mostra a força da economia solidária na zona rural de Miguel Calmon
Mostrar mais